O QUE É ÉTICA?
"Os principais filósofos da Grécia clássica, Sócrates, Platão e Aristóteles, no século 5 a.C., cada um com a sua especificidade teorética, concluíram, após muito pensar, que todo ser humano busca a felicidade. Seria, assim, a felicidade o elemento comum a todos.
Conseqüentemente, para o pensamento grego antigo, o comportamento ético é aquele em que a felicidade social, ou seja, a felicidade de todos, é atingida no ponto mais elevado. O indivíduo deveria buscar a sua felicidade, mas observando a felicidade do grupo no qual está inserido. Para atingir essa felicidade máxima do grupo social, o cidadão comum deve agir com virtude.
Ser virtuoso, para Aristóteles, é agir reiteradamente conforme as leis elaboradas de forma democrática que busca a felicidade eqüitativa de todos os cidadãos. Portanto, o cidadão que respeita as leis é virtuoso e, conseqüentemente, ético. Assim, visa a sua felicidade e a do grupo.
Aos governantes, cabe a elaboração das leis que distribuem de forma mais igualitária a felicidade dos governados. Bruno Albergaria é doutorando por Coimbra, professor universitário, mestre em Direito.
Marcadores: Filosofia Ética
2 Comments:
Gostei do artigo do prof. Bruno Albergaria
Realmente faz a gente pensar um pouco mais sobre a ética. O prof. Bruno Albergaria elucida um pouco mais sobre o tema.
Postar um comentário
<< Home