terça-feira, agosto 22, 2006

CRISE DO AGRONEGÓCIO
USP prevê redução de R$ 10,25 bi no PIB do setor
"Dois anos seguidos de crise no campo reduzirão o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em R$ 10,25 bilhões em 2006. A queda é de 3,99% na comparação com o PIB da agropecuária em 2005. As estimativas são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP). A previsão será detalhada hoje, às 14h30, em entrevista coletiva na sede da CNA, em Brasília. Na ocasião, os técnicos da CNA também comentarão o resultado da balança comercial do agronegócio nos sete primeiros meses deste ano. A receita obtida com as exportações cresceu 9,6% no acumulado do ano até julho, graças, segundo a CNA, aos embarques de soja, açúcar e álcool." Leia mais
Comentário. A agricultura (e a indústria) passou por crise no primeiro governo FHC, quando o dólar era muito baixo (lembram do 1 dólar = 1 real?).

Depois, no segundo mandato, o dólar subiu - e a agricultura teve forte expansão, favorecida também pela subida de preços internacionais (crescimento da China etc).

Agora o dólar despencou, e a agricultura, como esperado, despencou junto.

Revendedores de tratores e implementos agrícolas de Itapeva estimam queda de venda de até 70%.
Google
online
Google